s-inova.ucdb.br

Quanto vender para não ter prejuízo? Saiba o ponto de equilíbrio.

Quanto vender para não ter prejuízo? Saiba o ponto de equilíbrio.

No mundo dos negócios uma pergunta continua ganhando força e os empreendedores mestres em gestão se dedicam a respondê-la.

A pergunta é: Quanto a empresa precisa vender para não fechar o mês no vermelho? Quanto é preciso vender para não ter prejuízos? A resposta é PONTO DE EQUILÍBRIO.

Nem a crescente expansão das tecnologias dão conta de resolver por completo os desafios que os empreendedores enfrentam hoje em seus negócios.

Além disso elas frequentemente aumentam a complexidade dos processos gerenciais, o ponto de equilíbrio pode ser calculado por programas de computação, mas de um modo ou de outro ele só se torna um diferencial quando bem entendido e utilizado nas tomadas de decisão.

O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio é a quantidade EXATA de produtos que uma determinada empresa precisa vender para não fechar o mês com prejuízos.

A literatura sobre o tema apresenta uma forma de classificação do ponto de equilíbrio que é de entendimento fundamental para a aplicação do conceito na prática.

São ramificações do  Ponto de equilíbrio:

  • operacional;
  • financeiro;
  • econômico,

Passamos então a explicá-los.

  • Ponto de Equilíbrio operacional

O ponto de equilíbrio operacional deve se basear nos princípios contábeis incluindo também as depreciações.

A quantidade vendida/produzida deve resultar em um volume de vendas em valores monetários igual ao valor da soma dos custos e das despesas fixas e variáveis.

ATENÇÃO, despesas financeiras e efeitos monetários não são considerados para essa equação.

Para fazer os cálculos usa-se a seguinte fórmula:

CUSTOS FIXOS TOTAIS / (dividido) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA

Para que a empresa não esteja trabalhando com prejuízos a quantidade de produtos vendida deve ser igual ao número obtido no cálculo.

Ex.: Uma empresa que tem como custos fixos totais um valor de R$ 1000,00, e apurou uma margem de contribuição de R$ 50,00 para cada produto vendido tem o seguinte ponto de equilíbrio:

>>> 1000/50 = 20 unidades

Para o exemplo acima a empresa precisará vender exatamente 20 unidades para que não realize prejuízos.

IMPORTANTE, o ponto de equilíbrio calculado é em relação ao período de apuração das despesas fixas, o mais usual é períodos mensais.

  • Ponto de Equilíbrio Financeiro

No ponto de equilíbrio financeiro o volume de receitas deve ser igual ao volume de obrigações a pagar em um dado período.

A diferença sobre o ponto de equilíbrio operacional é que agora exclui-se das contas os valores de depreciação que não representam desembolso financeiro imediato.

A fórmula que se usa agora é:

(CUSTOS FIXOS TOTAIS -(menos) DEPRECIAÇÃO) / (dividido) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA

Ao atingir este ponto a empresa está pagando todas as obrigações financeiras imediatas, mas ao longo do tempo apresentará prejuízos devido a depreciação de seus imobilizados.

Quando um empreendimento está neste ponto o administrador tem motivos para se preocupar, na medida em que o tempo avança a tendência é a empresa ficar descapitalizada e precisar recorrer a empréstimos para saldar suas obrigações.

  • Ponto de Equilíbrio Econômico

Para encontrar o ponto de equilíbrio econômico é preciso ter bem claro que os valores investidos no negócio poderiam estar investidos em outros empreendimentos e gerando uma renda diferente da que se tem neste empreendimento ao qual ele está empregado agora, a isso damos o nome de custo de oportunidade e deve agora ser considerado para esse cálculo.

Você pode estar se perguntando COMO identificar um valor de custo de oportunidade dentre tantas outras opções de investimento caso se dissolvessem os ativos?

A resposta é simples, estabeleça um critério conforme seu perfil e conforme as oportunidades mais próximas de você, como por exemplo: poupança, CDB, LCI, ou simplesmente defina um lucro mínimo ao qual você está disposto a correr o risco do negócio.

A fórmula para este cálculo é:

(CUSTOS FIXOS TOTAIS + (mais) MARGEM DE CUSTO DE OPORTUNIDADE) / (dividido) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA

Para a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo este é o ponto mais interessante que seu negócio deve ter como ponto de equilíbrio, a partir deste ponto se acende luzes de alerta para que o seu planejamento seja alterado e seu modelo de negócio seja revisto, a partir deste ponto seu negócio estará sendo eficiente em dar retornos em forma de lucros.

Muito embora o ponto de equilíbrio econômico não seja muito difundido ele é o ponto de equilíbrio mais interessante para se considerar em uma avaliação de investimento.

Partindo do princípio de que mesmo no caso de seu empreendimento conseguir operar pagando as próprias contas ,sem o custo de oportunidade, você está perdendo a renda que o investimento te traria se tivesse investido em outra coisa, e isso, é de certa forma, prejuízo.

 

FONTE: euadministrador