INCUBADORA S-INOVA

A Incubadora de Empresas de Base Mista da Universidade Católica Dom Bosco, a Incubadora S-INOVA, foi inaugurada juntamente à Agência S-INOVA e está vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB – PROPP.

É o departamento da Agência S-INOVA responsável pelo processo de Pré-Incubação e Incubação de empresas de base mista, ou de outras entidades de direito privado detentoras de personalidade jurídica própria, desde que possuam caráter inovador ou tecnológico.

Além do processo de Incubação, a Incubadora S-INOVA é agente atuante no desenvolvimento da cultura empreendedora, tanto no âmbito institucional da Universidade quanto na região do MS, incumbida de abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.
Neste sentido, a Incubadora S-INOVA é uma estrutura criada para coordenar ações empreendedoras, oferecendo apoio, suporte e orientação para o desenvolvimento de empresas inovadoras.

O que vem a ser uma “Incubadora”?

Incubadora de empresas é um dos mecanismos que vêm sendo mundialmente utilizado para induzir a criação de empresas inovadoras.

Pode ser entendida como um ambiente que abriga o desenvolvimento de novos empreendimentos, cujos resultados esperados deverão garantir em prazo determinado a autonomia e a auto-sustentação da empresa.

A incubadora fornece serviços assistenciais, suporte e condições de sobrevivência para os negócios emergentes, que ficam “incubados” para sua maturação empresarial até que cheguem num patamar em que estão preparados para a sua inserção no mercado.

Qual é o objetivo de uma incubadora?

Uma incubadora visa proporcionar a base e o suporte necessários, por meio da transferência de conhecimento e de tecnologias desenvolvidas por Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa, às empresas que estão incubadas a fim de que tenham ferramentas e condições necessárias para ingressar e sobreviver no mercado.

Quais são as vantagens oferecidas por uma incubadora?

  • Diminuição da taxa de mortalidade das empresas;
  • Desenvolvimento socioeconômico da região em que está inserida, por meio da criação de postos de trabalho;
  • Redução dos riscos e custos até a inserção de uma inovação no mercado;
  • Facilidade no intercâmbio entre empresa, academia e centros de pesquisa e tecnologia;
  • Resolução de problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas em seus primeiros anos;
  • Redução de custos operacionais.

Quais são as vantagens em termos de incentivos?

  • Orientação na elaboração, submissão e gestão de projetos institucionais;
  • Acompanhamento e revisão dos planos de negócios;
  • Prospecção de editais de fomento;
  • Orientação na busca de financiamento;
  • Apoio na gestão administrativa e estratégica da empresa;
  • Promoção de capacitação e treinamentos gerenciais;
  • Orientação na gestão da propriedade intelectual, aperfeiçoamento das suas pesquisas e no registro de marcas e patentes.

Quais são as vantagens em termos de estrutura física?

  • Oferece a estrutura da Incubadora mediante o uso do espeço de um Co-Working com sala de reunião, estações de trabalho, computadores e armários individuais, Internet, telefone, computadores, reprografia, impressão.
  • Oferece a estrutura do campus onde está inserida a Incubadora mediante uso de Auditório; Biblioteca; Data-show; Estacionamento; Laboratórios de Pesquisa e Participação dos pesquisadores.

Quem pode participar de um programa de incubação?

Podem participar do programa de Incubação qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e que deseje abrir sua própria empresa para difusão dessa inovação no mercado.

As empresas  já existentes no mercado, também podem participar do programa e receber o apoio da Incubadora, para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços inovadores.

Em ambos os casos, o empresário/empreendedor deverá se inscrever e submeter seu projeto à Chamada Pública para Processo de Seleção de Projetos para o Programa de Pré-Incubação e Incubação da S-INOVA, observados os critérios de participação e seleção adotados em Edital.

Empresas INCUBADAS e PRÉ-INCUBADAS

Clique aqui.