s-inova.ucdb.br

Programa de incentivo ao empreendedorismo e inovação já reúne 20 projetos

Programa de incentivo ao empreendedorismo e inovação já reúne 20 projetos

Iniciativa da Telefônica Vivo, Ericsson e Inatel incentivará criação de soluções para smart cities, gestão de saúde e internet das coisas

 

Começou a funcionar ontem (28/6) o Crowdworking Vale da Eletrônica, programa de incentivo ao empreendedorismo e inovação realizado em parceria pela Telefônica Vivo, por meio do Telefónica Open Future, Ericsson e Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. O Crowdworking está localizado no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, onde dispõe de uma infraestrutura tecnológica moderna e inovadora.

A partir de agora, os empreendedores passam a utilizar um espaço compartilhado criado especialmente para eles, além de toda a estrutura da Incubadora e do Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação do Inatel. O laboratório funcionará como um Fab Lab, onde os usuários poderão criar conceitos e testar sua viabilidade para estruturar o melhor modelo de negócio.

A criação do laboratório foi viabilizada por meio de um programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, o Sibratecshop, com recursos do CNPq.

O local comporta impressoras 3D, máquina de usinagem para placas de circuito impresso, além de equipamentos para reuniões e apresentações como sistema para videoconferência, som integrado, projetores e lousa interativa. O design foi pensado para estimular a criatividade.

As equipes à frente dos projetos selecionados para o Crowdworking serão os primeiros usuários deste espaço, que também é aberto aos alunos que participam de outras atividades de empreendedorismo da instituição, empresários residentes na Incubadora do Inatel e empreendedores da comunidade externa, que sejam parceiros do Instituto.

As 20 equipes do Crowdworking, formadas por ex-alunos e alunos do Inatel, receberão suporte técnico, capacitações e mentorias dos profissionais, executivos e parceiros envolvidos no programa, além da oportunidade de obter apoio de futuros investidores e aceleradoras, como a Academia Wayra, que também integra as iniciativas do Telefónica Open Future.

Um total de 63 jovens integra os projetos. Para participar dessa primeira turma, 90 projetos foram inscritos e 42 foram pré-selecionados para os pitchs finais. Os vencedores atuam em segmentos considerados estratégicos na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, como Internet of Things (IoT), além de soluções voltadas para a saúde e bem-estar, smart cities e aplicações para pequenas ou grandes empresas.

Conheça os projetos:

1. Behive MMDT
Sistema de Informações Geográficas (GIS) com foco no desenvolvimento de desenhos de base digital 3D em alta resolução para atuar em diversas áreas de telecomunicações, governo e construção civil.

2. BVIoT
Plataforma de rede virtualizada, com suporte a bilhetagem de dados nativa que permite a diversos usuários e serviços compartilharem a infraestrutura de uma rede IoT.

3. Chave Protetiva
Sistema que permite acionar de forma automática a rede elétrica das cidades, evitando as desativações prolongadas.

4. Das Coisas
Hardware de referência que diminui o tempo de desenvolvimento de novos produtos, reduzindo o time-to-market, serviços e aplicações para Internet das Coisas e Conectividade.

5. Easy Fix
Sistema de gestão integrado de manutenção preventiva de equipamentos médico-hospitalares. Virtualiza todos os procedimentos realizados e permite o acesso remoto a todo o histórico existente, além de facilitar a identificação de cada técnico e equipamento.

6. Easy Pic
Aplicativo para edição e criação de anúncios digitais profissionais para pequenas empresas com foco em redes sociais. Possui ferramentas de edição voltadas para pequenas empresas, em que o usuário pode tirar suas fotos e dar um toque profissional, inserindo logo e layout.

7. Gauttec Technology – Plataforma H2
Produto de monitoramento de processos de higienização para área médica, visando reduzir erros de colaboradores e evitar contaminações/infecções.

8. Hit the road
App que permite aos usuários oferecer ou encontrar opções de carona para diversas localidades.

9. IMedical
Solução que auxilia pacientes com doença crônica a controlar e gerenciar seu tratamento de saúde de forma continua e monitorada, além de oferecer descontos na compra de medicamentos.

10. iTOOTH
Aplicação – chamada iTooth – que conecta capas de escovas de dentes a um jogo de orientação à escovação, trazendo diversão e saúde.

11. Keeper
Pulseira e aplicativo para auxiliar idosos a cuidarem de sua saúde e bem-estar.

12. Meu Garçom
Sistema de automatização para bares e restaurantes que permite o gerenciamento de pedidos por meio de um software.

13. Mobile Watchdog
Sistema AntiSpam para dispositivos mobile.

14. PulseTech
Pulseira eletrônica que age como um repelente do mosquito Aedes Aegypti.

15. SKY’LL
Auxilia profissionais do esporte a melhorar o desempenho por meio de um aparelho de análises precisas das atividades em comparações com padrões esportistas de alto nível.

16. SparkPCR
Software que implementa virtualmente as políticas de qualidade de serviço e tarifação de uma rede móvel.

17. Sparking Easy
Sistema de identificação de vagas mais próximas para estacionamento, através de um aplicativo. As vagas são reconhecidas por meio de um algoritmo a partir de imagens capturadas por câmeras. O sistema é hospedado em um servidor web e pode ser gerenciado virtualmente.

18. Cleanear UV
Equipamento de desinfecção/esterilização de equipamentos odonto-médico-hospitalares por radiação UV e circuito inteligente de borrifação aerossol de ácido peracético, com o objetivo de reduzir o risco de contaminação microbiana para os pacientes e profissionais da saúde.

19. Via DataScience
Plataforma de inteligência competitiva que adota o uso de técnicas econômicas, sofisticados modelos estatísticos e complexos algoritmos matemáticos, associados aos conceitos de Big Data e Data Analytics para análises econômicas de empresas de grande e médio porte (clientes).

20. Water
Produto para controle de desperdício da água fria proveniente do encanamento, entre o boiler e o chuveiro. Trata-se de um sensor que fará a leitura da temperatura da água na tubulação e, se a mesma não estiver na condição ideal, será direcionada para a caixa d’água.

 

FONTE: itforum365