s-inova.ucdb.br

Habitat de inovação: a história de sucesso das empresas de tecnologia de Florianópolis

Habitat de inovação: a história de sucesso das empresas de tecnologia de Florianópolis

A história e o sucesso das empresas de tecnologia de Santa Catarina e especialmente de Florianópolis, está entrelaçada a um projeto maior que começou na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com a criação da Fundação CERTI e de um ambiente propício à inovação. Com esse objetivo foi criado o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas – Celta com infraestrutura física para incubação de empresas, troca de experiências, até que essas empresas alcancem autonomia para entrar no mercado.

E o resultado disso é que hoje o setor de tecnologia gera mais ICMS do que o setor turístico em Florianópolis. O habitat de inovação conta também com o suporte da Associação de Empresas de Tecnologia – ACATE, da Câmara de Tecnologia e Inovação da FIESC e com ações do Governo do Estado e da RECEPET – Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos. E mais um empreendimento lançado pela Prefeitura Municial de Florianõpolis vai reforçar o desenvolvimento do setor de tecnologia, com o lançamento do Centro de Inovação.

O centro de inovação da região da capital será construído no terreno de 4 mil metros quadrados do terminal desativado do bairro Capoeiras, na região continental de Florianópolis. A decisão foi anunciada nesta terça-feira após reunião entre o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e o secretário de Desenvolvimento do Estado, Carlos Chiodini. No início de agosto será assinado um termo de cooperação entre a prefeitura e o Estado, dando início ao projeto de engenharia. A obra deverá iniciar em março de 2018 com previsão de entrega de até dois anos.

“Essa é uma das principais atividades econômicas de Florianópolis. Por isso, a construção do centro de inovação é essencial para o crescimento e desenvolvimento da região. A nossa gestão está alinhada com o setor e esse é mais uma das demandas que estamos colocando em dia”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

A construção faz parte de um projeto lançado em 2013 em parceria com o Governo Federal, que inclui a instalação de outros nove centros de inovação em Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Sao Bento do Sul e Lages. O modelo segue exemplo do implantado na Catalunha, na Espanha, onde funciona com sucesso.

Fonte: ndonline.