Inovação, Inovação e mais inovação. Você não pára de ouvir essa recomendação para sua empresa. Parte da comunidade empresarial já percebeu os efeitos positivos que a inovação pode gerar para o resultado e valor das organizações. Os consumidores valorizam a inovação. A bolsa de valores (no caso de empresas de capital aberto) recompensa as empresas inovadoras. Os melhores querem estar nas empresas inovadoras. Para aqueles que realmente querem investir na inovação surge o grande desafio: como abordá‐la de forma contínua, estruturada e intencional?
Existem diferentes tipos de inovações que seguem um conjunto de fases no processo de transformação de idéias em resultados. Comum a tais tipos e as fases do processo descritas está o ambiente da inovação, composto dos elementos que precisam ser administrados para reduzir a imprevisibilidade da inovação e aumentar as chances de sua ocorrência.
A prática de consultoria, aliado ao estudo de cases de sucesso e revisão das principais teorias sobre gestão da inovação possibilitou que identificássemos oito dimensões que precisam ser abordadas para que se amplie o potencial inovador das organizações.
Essas oito dimensões refletem os principais antecedentes da eficiência de gestão da inovação. Quanto melhor forem gerenciados tais elementos melhor será o retorno do investimento nas iniciativas inovadoras. Como a empresa irá trabalhar cada uma dessas dimensões depende da cultura, estratégia e objetivos da mesma. Essas oito dimensões formam o Octógono da Inovação.
Estratégia A estratégia trata de qual o papel da inovação na estratégia da empresa e a definição de onde ela quer inovar. Algumas empresas como Nokia e Sony tem estabelecido temas para guiar a criatividade de seus colaboradores e parceiros.
Liderança A dimensão liderança aborda a sensibilização, avaliação e apoio que as lideranças da organização dão para a inovação. As mais inovadoras tem desenvolvido formas de avaliar gestores e executivos em função do resultado das iniciativas de inovação.
Estrutura Não basta ter uma estratégia de inovação clara. A estrutura organizacional deve estar adequada. Para tanto, independente se de forma centralizada ou descentralizada é fundamental que esteja transparente para toda organização como a empresa se estrutura para inovar e gerir a inovação. O Google trata a inovação de forma descentralizada ao passo que a Apple aborda de modo centralizado.
Pessoas A seleção da melhor estrutura não sera suficiente se as pessoas que a compõe não estiverem preparadas e adequadamente estimuladas para inovar. Algumas empresas optam por uma abordagem de estímulo e recompensa individualista enquanto que outras preferem modelos de maior ênfase no coletivo.
Cultura A dimensão Cultura trata das ações que a alta‐gestão empreende para criar um ambiente que estimule a inovação. A 3M incentiva que até 15% do tempo dos colaboradores seja dedicado a projetos de potencial inovador. A forma como a empresa trata a diversidade de ideias, o erro e a disponibilidade de tempo impacta na cultura de inovação.
Processo A dimensão de processo trata da forma como a empresa gera novas idéias, como as avalia, experimenta e seleciona quais investir. Poucas empresas apresentam um processo estruturado e formal de gestão da inovação. A mexicana CEMEX produtora de cimento, classifica todas as idéias registradas pelos seus colaboradores na intranet em 4 tipos. A partir dessa classificação o comitê de inovação formado por um diretor, um consultor externo e três colaboradores faz o encaminhamento dessa idéia pela intranet para um time de inovação. Esse time de inovação tem um determinado tempo para desenvolver a idéia. No momento seguinte esse projeto passa para outro grupo que até então não trabalhava com essa iniciativa para ampliar e melhorar a ideia.
Funding O carater incerto, inerente as inovações, enseja tratar do funding, ou recursos financeiros, necessario para financiar os projetos inovadores. Normalmente a empresa aloca recursos para seus projetos diversos a partir de um orcamento anual que suporta o processo de estratégia da mesma. As empresas mais inovadoras tem adotado um processo de atração de recursos. Ao invés de lutar pelo mesmo orçamento elas separam um orçamento para projetos inovadores, muitas vezes oriundo de fontes de financiamento à pesquisa, capitalistas de risco, joint ventures, entre outros.
Relacionamentos A oitava dimensão do Octogono da Inovação trata de como a empresa utiliza seus parceiros, clientes e concorrentes na geração e refinamento de idéias com potencial inovador. Originariamente, as empresas tinham no setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) sua única fonte de idéias para inovações. Outras empresas acreditaram na figura do “gênio da lâmpada”. Algumas vezes o empreendedor que fundou a empresa exerceu esse papel mas a empresa não conseguiu repetir esse processo com sucesso. A visão contemporânea de inovação é aberta.
A inovação precisa de um contexto adequado para sua repetição no ambiente empresarial Esse contexto pode ser sintetizado por 8 dimensões que formam o Octógono da Inovação. Cada dimensão apresenta recomendações de como proceder. Essas prescrições servem como guia na configuração desses elementos de acordo com a estratégia, cultura e objetivos da empresa. Esse trabalho irá definir se sua empresa irá lucrar ou não com suas iniciativas de potencial inovador.
FONTE: innoscienceblog