A realização do SABERES EM AÇÃO – Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, é o resultado inicial das contribuições da comunidade acadêmica na elaboração da Carta de Navegação, tendo como desafio a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade Católica Dom Bosco. Esse evento congregará em sua Terceira Edição, experiências e formulações teóricas e práticas científicas sob os diferentes campos do conhecimento. Este evento envolve acadêmicos, professores e técnicos na difusão da produção acadêmica resultantes das atividades de ensino-pesquisa-extensão universitária.
Objetivos
- Promover a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre ensino-pesquisa-extensão da Universidade Católica Dom Bosco;
- Divulgar a produção acadêmica, resultante das atividades de ensino-pesquisa-extensão universitária;
- Contribuir para a reflexão teórico-metodológica envolvida nas experiências de cunho científico dos docentes, discentes e técnicos administrativos da Universidade Católica Dom Bosco;
- Promover a análise crítica de experiências e formulações teóricas no campo da cientificidade sob os diferentes campos do conhecimento;
- Estimular o desenvolvimento e o estreitamento das relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade Católica Dom Bosco.
Tema central
O tema central do evento em 2016 é
Universidade: Ética, Ciência e Sociedade.
Áreas temáticas
As áreas temáticas do evento em 2016 são:
- Direitos Humanos, Ética e Justiça
- Educação, Comunicação, Cultura e Arte
- Gestão, Tecnologia e Inovação
- Meio ambiente e Sustentabilidade
- Saúde
Identidade visual do evento
A identidade visual do Congresso “Saberes em Ação” foi criada pela Agência Experimental Mais Comunicação, agência pedagógica do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB. Segue abaixo seu significado.
Símbolo – Composto pelo desenho de um cérebro formado por engrenagens que representam as várias modalidades do pensamento humano e a forma como todas as ideias estão conectadas.
Nome com dois pesos – “Saberes” representa ter conhecimento; ficar ou permanecer informado, por isso é importante que seja a palavra principal, que tenha mais importância e força – foi utilizada uma fonte moderna, mas com seriedade e peso médio. Mas o saber está sempre em movimento, é dinâmico, por isso “em ação” deve passar a ideia de mobilidade – foi escolhida uma letra cursiva, passando a sensação de que a palavra acabou de ser escrita.
A escolha do nome – Qualquer sigla que fosse escolhida tornaria o evento frio junto ao público, e faria sentido imediato apenas para os organizadores, necessitando de um esforço extra de comunicação para explicar a própria sigla. Saberes em Ação é autoexplicativo, com ótima sonoridade, fácil de pronunciar e lembrar, em português, e contempla todas as partes que compõe o evento – Ensino – Pesquisa – Extensão.
Engrenagens – O funcionamento de engrenagens sugere o trabalho dinâmico e incessante do cérebro. Cada engrenagem é a peça de um sistema maior que trabalha de forma indissociável, assim como o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. São doze engrenagens, fazendo alusão aos doze pares de nervos cranianos.
Cores – O azul e vermelho, ainda que em tons levemente diferentes, são as cores da UCDB. O azul, mais sóbrio, transmite a seriedade necessária para o evento; e o vermelho, em contraste, dá jovialidade e vivacidade para a marca.
FONTE : saberesemacao.ucdb