s-inova.ucdb.br

60% das empresas pretendem acelerar investimentos em Business Intelligence

60% das empresas pretendem acelerar investimentos em Business Intelligence

Um estudo realizado pela Forbes Insights e patrocinado pela Qlik, mostra que quase dois terços dos entrevistados acreditam que a análise de dados self-service cria vantagem competitiva e metade acredita que essa abordagem pode ajudar a revelar informações valiosas. Com isso, as empresas estão mais propensas a investir em soluções de Business Intelligence (BI) que permitem que a análise de dados e a tomada de decisão estejam nas mãos de todos os usuários de negócios. O estudo entrevistou 449 executivos de TI e negócios e confirmou que as organizações estão adotando ambientes self-service, onde os usuários podem assumir o controle de suas análises. Cerca de 60% das empresas planejam acelerar seus investimentos em soluções de BI self-service e mais da metade dos profissionais entrevistados afirmaram que seu ambiente de analytics apresente um grau significativo ou muito significativo de elementos de autoatendimento. Os departamentos de TI e líderes das unidades de negócios também estão preocupados com as questões de governança, que afetam desde a segurança até sua integridade e veracidade. Para 20% dos entrevistados, a questão mais desafiadora para permitir o acesso self-service é a dificuldade de combinar dados de diferentes fontes. De acordo com os entrevistados, para ter um modelo bem-sucedido, é necessário que exista uma governança de dados eficaz, que se preocupe com a segurança e integridade dos dados, além de dar aos usuários a confiança de que a sua análise trabalha com conjuntos de informações precisas e completas. “O verdadeiro BI capacita os usuários de negócios com ferramentas e governança que lhes permitam explorar os seus próprios dados usando os insights que só eles possuem, por conhecerem suas necessidades de negócio. Business Intelligence que não é self-service simplesmente não é ‘inteligente'”, disse Frank Kozurek, Líder de Business Intelligence da National Express. A pesquisa também mostrou que 54% dos entrevistados afirmam que melhorar a visualização de dados é um imperativo estratégico. Para os executivos, dentre os benefícios do BI self-service estão a identificação de oportunidades de negócios (citado por 69%), precificação otimizada ou dinâmica (65%) e a mensuração de produtividade (63%). Quase três em cada quatro entrevistados afirmam que estão, hoje, dirigindo seus departamentos de TI para trabalhar mais de perto com as unidades de negócios, a fim de expandir o acesso a dados. Em cerca de 25% dos casos, a alta diretoria desempenha o papel principal na criação de um ambiente mais self-service. No entanto, a maioria (64%) acredita que o que leva à adoção é o movimento de baixo para cima – das equipes à liderança. O setor Financeiro é o que mais utiliza as soluções BI, com 67%, seguido de Vendas (61%), Marketing (60%) e Compliance (60%).
FONTE: CANAL TECH