s-inova.ucdb.br

Curso de administração: como seguir uma carreira empreendedora?

Curso de administração: como seguir uma carreira empreendedora?

Em um cenário de crise, muita gente tem encontrado no empreendedorismo um caminho a ser seguido para ter uma boa fonte de renda. E esse momento de recessão pode mesmo ser favorável para quem decide abrir uma empresa, já que a maioria das pessoas acaba indo na direção contrária, adiando novos projetos e, por consequência, diminuindo a concorrência.

Dizem que o empreendedor deve ter um perfil versátil, criativo, ousado e inovador. Só que não existe um curso específico que forme alguém com essas características. Muitas delas são aprendidas na prática mesmo, com esforço e dedicação.

No entanto, o curso superior também pode ser uma etapa importante para quem pensa em seguir uma carreira empreendedora. Um bom exemplo disso é a graduação em Administração, na medida em que ela oferece uma consistente base teórica e conhecimentos práticos úteis a todo bom empreendedor.

Por isso, reunimos neste post informações que vão te ajudar a entender melhor essa relação entre Administração e empreendedorismo. Boa leitura!

 

A Administração e a carreira empreendedora

Quando se pensa em um curso que pode preparar bem uma pessoa para abrir uma empresa, o de Administração se destaca por ser o mais completo.

Ao contemplar áreas como finanças, marketing, contabilidade, logística, recursos humanos, entre outras, essa graduação oferece aos estudantes diversas ferramentas e estratégias essenciais para começar um negócio e fazer com que ele cresça e se mantenha sustentável.

As organizações — sejam elas grandes, médias ou pequenas — precisam ter bons administradores no comando visando garantir o perfeito funcionamento do negócio. Eles ficam responsáveis por cuidar da organização de processos, dos recursos financeiros e dos recursos humanos de maneira eficiente e lucrativa.

Além disso, administradores e empreendedores são tomadores de decisões que podem determinar o futuro das empresas.

 

Além da graduação

Após a conclusão do curso superior, um caminho comum para o aprimoramento das habilidades e competências no âmbito profissional é fazer uma pós-graduação que complemente a formação original.

A melhor opção é procurar cursos que ofereçam conhecimentos técnicos mais aprofundados em uma área específica de conhecimento. Por exemplo, depois de fazer uma graduação em Administração, para cuidar melhor do seu próprio negócio, pode ser interessante buscar uma pós em gestão focada em áreas como:

  • finanças;
  • recursos humanos;
  • gestão de projetos;
  • logística;
  • gestão de operações;
  • marketing;
  • vendas.

Para escolher a pós-graduação ideal, é preciso avaliar qual formação combina mais com o seu perfil, quais são seus objetivos profissionais e as principais demandas da sua empresa.

 

Empreendedorismo que começa desde cedo

Quando uma pessoa tem um forte desejo de empreender, ela fica extremamente ansiosa para começar o mais rápido possível. Por isso, tem muita gente que já nem espera receber o diploma para desenvolver um negócio.

Trata-se do empreendedorismo universitário, uma forma que vários estudantes estão encontrando para ganhar dinheiro enquanto ainda fazem a faculdade. E ele é até bem simples: as pessoas criam projetos que podem ser aplicados no ambiente universitário para os seus frequentadores (alunos, professores, coordenadores, diretores, funcionários técnicos, etc.) e com potencial para gerar renda.

Veja abaixo alguns bons exemplos de atividades empreendedoras que podem ser desenvolvidas pelos estudantes universitários:

  • venda de brigadeiros, bolos e outros tipos de quitutes, nos intervalos entre as aulas para colegas e professores;
  • dar aulas de reforço em determinados conteúdos nos quais as pessoas costumam ter dificuldade, mas você domina;
  • dar aulas de idiomas estrangeiros;
  • elaborar projetos que facilitem a vida dos alunos como oferecer um tipo de transporte mais acessível e eficiente para o deslocamento diário até a universidade;
  • oferecer consultorias na sua área de formação;
  • criar uma empresa júnior, que é um modelo de negócio criado nas universidades para prestar serviços à comunidade, em geral de forma gratuita. É conduzida pelos próprios alunos que são orientados e supervisionados por um profissional já experiente.

Assim, essas são algumas das possibilidades para um estudante aproveitar melhor todo o tempo que passa na universidade durante uma graduação. Além disso, ter o próprio negócio ainda na faculdade pode ser uma ótima forma de já começar a recuperar o investimento feito na educação de nível superior.

E o melhor: dá para alavancar muitas das oportunidades de empreendedorismo universitário com pouco ou nenhum dinheiro.

 

Por que empreender quando ainda estiver na faculdade?

Mesmo depois disso, se todas essas vantagens ainda não foram suficientes para te convencer sobre o enorme potencial de um empreendimento na universidade, selecionamos mais algumas razões para mostrar como esse pode ser um pontapé inicial para um caminho profissional de muito sucesso.

  • Formação de uma forte rede de contatos: professores, coordenadores, diretores e outros funcionários da faculdade notarão a sua proatividade de desenvolver um negócio próprio. Dessa forma, será possível estreitar relações que poderão se converter em importantes referências para um posicionamento no mercado de trabalho no futuro.
  • Oportunidade de colocar conhecimentos em prática. Se o empreendimento do aluno for relacionado à sua graduação, ele poderá complementar, com isso, a sua formação teórica.
  • Desenvolvimento de novas competências e habilidades cada vez mais exigidas pelo mercado.

 

As vantagens de trilhar uma carreira empreendedora

Ter o próprio negócio já é hoje o sonho de muita gente. Mas não é só a possibilidade de obter um bom retorno financeiro que vem atraindo as pessoas para o empreendedorismo. Os benefícios vão muito além disso. Veja só alguns deles!

1. Independência e autonomia

O empreendedor é seu próprio chefe. É ele quem faz as regras e toma todas as decisões referentes ao futuro da empresa.

2. Flexibilidade

A definição do local e horários de trabalho também estão nas mãos do dono do negócio.

3. Satisfação pessoal e motivação

Comandar a própria empresa é, muitas vezes, a realização de um sonho. E ver esse sonho gerando renda, emprego e crescendo cada vez mais é uma fonte constante de motivação para seguir em frente.

4. Resultado proveniente do próprio trabalho

Todos os objetivos alcançados no desenvolvimento do negócio são frutos de dedicação, empenho e da aposta do empreendedor na empresa.

Se é isso que você busca para a sua vida profissional, então o seu caminho é mesmo empreender. E agora que você já viu como a graduação em Administração combina bastante com o empreendedorismo, que tal buscar esse curso para a sua formação superior?

Certamente essa pode ser uma ótima forma de conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho e melhorar de vida seguindo uma carreira empreendedora.

Fonte: hojeemdia