Neste Artigo do site Startupi, demonstram a importância de se saber realmente o quanto vale sua empresa para seu crescimento e a realização de negócios. Seja para um plano de negócios ou sua apresentação diante de investidores anjos.
Por que todo startupper deve fazer um valuation?
“Se as escolas de negócios pudessem oferecer apenas um curso, não seria em negociação de ações ou a teoria moderna de portfólio. Em vez disso, Escolas de negócios deveriam incentivar os alunos a aprender a complexa, mas extremamente importante, disciplina de valuation “ – Warren Buffet
Se você possui uma startup, o next big thing (grande passo), e você tem uma reunião marcada com um potencial investidor para captar os recursos que a sua empresa precisa para crescer, evoluir e ganhar tração, surgem as duas perguntas possivelmente mais importantes no universo de startups: o quanto vale minha startup? Qual porcentagem dela devo vender?
Valuation – avaliação financeira em inglês – fornece o insight para lhe dar a resposta, ajudando você a colocar um valor sobre a sua startup e dando-lhe uma arma importante nas negociações. Informação é poder e quando se trata de aportes financeiros, um valuation bem feito por especialistas é seu amigo e uma maneira certa de criar condições de concorrência equitativas ao falar com os investidores.
Essencialmente, valuation é o preço que um investidor iria pagar para possuir os fluxos de caixa futuros da sua startup. Há vários modelos diferentes de calcular o valor de um negócio, mas em última análise, há apenas duas abordagens principais: o fluxo de caixa descontado (FCD) e múltiplos do mercado. Embora se diga que um valuation é o que o mercado está disposto a pagar, uma avaliação intrínseca com base nos fundamentos de risco e crescimento ajuda a transmitir aos investidores a história da sua startup e destacar a quantificação do seu potencial em três, cinco ou até 10 anos no futuro.
Esta importância de valuation é o que Warren Buffet – o mais famoso investidor do mundo – estava apontando em sua citação acima: ter uma compreensão realista do valor do sua startup é fundamental para a tomada de decisão e planejamento.
Mas valuation também tem uma terceira dimensão. Muitos startuppers presumem que só devem se preocupar com o quanto vale seu negócio se eles estão pensando em levantar capital ou trazer novos sócios. No entanto, uma avaliação é muito mais do que um único número: é a chave para ter um “big picture view” da sua startup, mostrando onde você está e onde você está indo, bem como mapear os riscos, oportunidades e fluxos de monetização no caminho.
Assim, a avaliação pode e deve ser utilizada como um driver de como gerenciar sua startup. O objetivo deste valor estimado é acompanhar a eficácia do seu processo de tomada de decisão estratégica e fornecê-lo com a capacidade de controlar o desempenho e metas em termos de mudança estimada do valor, não somente em receita, custos e lucro.
Isso ajuda você a possuir uma visão holística da sua startup e tomar decisões que são altamente impactantes para seu bottom line, ou seja, seu lucro líquido. Ele permite a você entender as dinâmicas sutis de seu negócio, gerenciar riscos e cenários e basicamente ter um plano de negócios mais inteligente.
Uma estratégia de gestão baseada em valor irá diferenciar sua startup da concorrência e transformar a maneira como você e o mercado enxergam sua empresa. Um valuation – o que Buffet chama de “complexo, mas extremamente importante, disciplina” – é a melhor ferramenta para traçar o futuro da sua startup: onde você está e onde você está indo, ajudando você a responder à pergunta fundamental: quanto vale minha startup? A resposta é importante para um investidor, mas também essencial para sua própria gestão financeira.
* Por Adam Patterson, economista britânico, formado nas áreas de economia, investimentos e finanças pelas universidades de Londres, Oxford e o Instituto Real de Investimentos do UK. Trabalhou na equipe de valuation do HSBC e no parlamento britânico.
Fonte: STARTUPI